Primeiro-ministro holandês anuncia que deixará a política após eleições

Notícias Políticas

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, anunciou que deixará a política após as eleições parlamentares antecipadas que ocorrerão no final do ano. Essa decisão marcará o fim da carreira do líder do governo que ocupou o cargo por mais tempo na história do país.

Fonte: CNBC

Rutte, que liderou quatro governos de coalizão desde 2010, anunciou na sexta-feira (7) o término de sua coalizão composta por quatro partidos, após disputas internas em relação ao endurecimento da política de asilo.

“Nesta segunda-feira (10), eu afirmo que não sou mais adequado para liderar a lista do VVD. Quando um novo governo assumir após as eleições, deixarei a política”, declarou Rutte durante uma sessão no Parlamento.

Fonte: ECO – SAPO


Mark Rutte, líder do Partido Popular pela Liberdade e a Democracia (VVD, centro-direita), ressaltou que continuará como primeiro-ministro interino até as eleições, previstas para ocorrerem em meados de novembro, de acordo com o Conselho Eleitoral Holandês.

No entanto, nesta segunda-feira, Rutte enfrenta uma votação no Parlamento, onde a oposição está determinada a destituí-lo do cargo de primeiro-ministro interino.