Governo Lula é acusado de beneficiar parentes de políticos com doações de equipamentos, afirma jornal

Notícias Políticas

O governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido acusado de favorecer associações ligadas a parentes de políticos através da entrega de veículos e equipamentos agrícolas pela estatal Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). De acordo com o jornal Folha de São Paulo, essa prática ocorre por meio da utilização de recursos de emendas parlamentares, em que os parlamentares indicam as entidades privadas beneficiadas e a Codevasf realiza a compra e entrega dos equipamentos.

Fonte: Veja


Segundo informações apuradas pela Folha de São Paulo, no primeiro trimestre de 2023, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento e Fomento das Bacias do Rio Jequitinhonha, Rio Pardo, Rio Mucuri e Adjacências, localizado em Minas Gerais, recebeu uma doação da Codevasf no valor de R$ 2,4 milhões. A doação consistiu em uma sonda perfuratriz acoplada a um caminhão, utilizada para perfurar poços artesianos.

O deputado federal Igor Timo (Podemos-MG) foi apontado como o responsável por indicar o consórcio como beneficiário desse equipamento. O prefeito de Virgem da Lapa, Diógenes Timo Silva (Podemos-MG), tio de Igor Timo, foi quem recebeu a doação em nome do consórcio.

Em nota enviada ao jornal, Igor Timo afirmou que os consórcios se tornaram ferramentas importantes para levar dignidade às comunidades. Ele destacou que o fato de um membro da família fazer parte do consórcio foi uma coincidência, uma vez que o mesmo já exercia cargo político municipal dois anos antes de Igor Timo ter pretensões políticas.

Fonte: Senado Federal

Na cidade de Santaluz, localizada no sertão da Bahia, a Codevasf realizou a doação de um caminhão para a Associação de Moradores da Fazenda Lagoa Nova. Essa doação foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), que é padrinho político do presidente da estatal.

A associação é presidida por Keise Suzart, filha do vereador Mário Sérgio Suzart, que atualmente ocupa a presidência da Câmara Municipal de Santaluz e é um dos principais aliados políticos de Elmar.

Keise afirmou à Folha de São Paulo que o caminhão está sendo bem utilizado para o transporte de equipamentos agrícolas e caixas d’água nas comunidades rurais da região. Ela ressaltou que a doação do equipamento não teve a intermediação do seu pai.